top of page

Participam da Feira de Saberes e Sabores do EITS representantes das Aldeias Sapukai, Itaxi, Araponga, Boa Vista, Rio Bonito, Rio Silveiras e Iriri-Pataxó, Quilombos da Caçandoca, Campinho da Independência, Fazenda, Santa Rita do Bracuí e Marambaia, e comunidades caiçaras de Ponta Negra, Praia do Sono, Pouso da Cajaíba, Araçá, Enseada, Tarituba, Barra Seca e Trindade, entre muitas outras que também estão se somando à feira. 

Programação Cultural da Feira 

Venha valorizar a originalidade na FEIRA SABERES E SABORES do EITS e confira o cuidado artesanal e o encanto de peças únicas expostas e esteja prestes a descobrir um mundo de criações surpreendentes! Leve para casa um pedacinho de arte e autenticidade e ainda aprecie o talento dos artesãos locais contribuindo com a economia solidária. Cada artesanato conta uma história única do território, por isso, venha e confira! Valorize a tradição e a cultura por trás de cada técnica artesanal!

Dia 11 - Quarta Feira

Contação de histórias e vivência

 com artesão caiçara Almir Tã. 

 (atividade em parceria com o SESC)

 Espaço Caiçara: 9:30 h -11:30h

“Pescaria de Maria Benedita” 

Este espetáculo, em forma de mini teatro, ilustra, em um breve e significativo relato com música e poesia, a vivência de uma caiçara. Maria sai ao mar em busca do sustento para sua família, com fé e determinação sem perder a doçura de ser mulher.

 Espaço Caiçara: 13:30 h -14:30h

Canoa Brincante - cultura, infância e brinquedos tradicionais. Com Mestre Pardinho

 Espaço Caiçara: 15 h - 16h

Dia 12 - Quinta Feira

Contação de historias e oficina com miçangas e outros materiais

 Espaço Caiçara: 9:30h - 10:30h

Contação de histórias e  vivência  com artesãos quilombolas

 Espaço Caiçara: 10:30 h -11:30h

Roda de Conversa

Encruzilhadas da Cidade - com  Eloá Moraes -representante do Ministério da Igualdade Racial  Emerson MEC - Babalorixá Quilombola  e a Yalorixá Polyana Aires

 Espaço Caiçara: 12 h -14:30h

"Já sou grande" 

 “Já sou grande” conta com dramaturgia de Claudia Ribeiro com base no livro “Já sou grande”, da autora quilombola Mestra Laura Santos (em memória) do Quilombo do Campinho da Independência (Paraty-RJ). 

 Espaço Caiçara: 14:30 h -15:30h

IMG_9923.jpg

Feira de Saberes e Sabores

diversidade e economia solidária para o Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Renascer BAIXA 034.JPG

10/09 | terça |
Espaço Quilombola | 17h às 22h


11/09 | quarta |
spaço Caiçara, 8h30 às 17h30
Espaço Quilombola, 8h30 às 21h30


12/09 | quinta |
Espaços Caiçara e Quilombola, 8h30 às 18h


13/09 | sexta |
Espaço Caiçara, 8h30 às 17h30
Espaço Quilombola, 14h às 17h30

4.jpg

Entre os produtos, estão compotas e doces, pães, bolos e biscoitos, alimentos em conserva, artesanatos diversos, pomadas a base de ervas, tinturas de plantas medicinais, roupas, esculturas, peças de cestarias, luminárias, bolsas, velas aromatizadas, instrumentos musicais tradicionais, brinquedos, acessórios e muito mais. Tudo produzido por produtoras e produtores localizados no litoral sul do Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo. 

"A Feira Saberes e Sabores desempenha um papel fundamental na valorização da sociobiodiversidade e será palco das tradições e da cultura local de comunidades tradicionais da Serra do Mar. Outro ponto relevante é que a feira é um espaço de encontro e interação, fortalecimento de laços comunitários,  além de narrativas singulares de vida. Por fim, um espaço pedagógico diferenciado, promovendo troca de conhecimentos e a manutenção de saberes tradicionais por meio de oficinas e debates mediados por mestres e mestras do território", explica Laine Wilma Ferreira do Nascimento, uma das organizadoras da feira.

Cadinha-1.jpg

Imagine-se em Paraty (RJ) navegando por uma feira multidiversa protagonizada por artistas e produtores locais de mais de 20 comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas. É o que promete a Feira de Saberes e Sabores do Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS), que estará aberta ao público entre os dias 10 e 13 de setembro em Paraty (RJ). A feira acontece no Espaço Caiçara (Trevo Clube, Rodovia Paraty Cunha, 694) e no Espaço Quilombola (Trevo de acesso à cidade de Paraty, na BR 101 com Avenida Roberto Silveira). Confira os horários abaixo. 

bottom of page