Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental + Fiocruz
mostra em Paraty durante Encontro Internacional de Territórios e Saberes
A iniciativa também traz estreias de filmes realizados no território. Serão 26 filmes exibidos gratuitamente entre os dias 11 e 13 de setembro.
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), a Fiocruz e cineastas do território já mobilizaram suas produções para uma grande Mostra de Cinema Socioambiental a ser realizada em Paraty durante o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS). Ao todo, serão exibidos nos dias 11 e 12 de setembro, quarta e quinta-feira, 12 filmes premiados na 25º edição do Fica e 10 produções da Fiocruz com abordagem em saúde, ambiente e sustentabilidade. Já o dia 13, sexta, será inteiramente dedicado a quatro produções locais realizadas em parceria com povos e comunidades tradicionais da região. As exibições ocorrerão, sempre a partir das 10h, no Espaço Caiçara do EITS, que fica no Trevo Clube (Rodovia Paraty-Cunha, 694). A entrada é gratuita (Ver programação abaixo).
11 a 13 SET.
ESPAÇO CAIÇARA
"O Fica chama a atenção de todo o mundo pelos debates ambientais e aceitamos esse convite de ampliar nossa atuação e fortalecer nossas conexões. Além de levar o cinema goiano e a diversidade do festival para o Rio de Janeiro, também vamos contribuir nas discussões para pensar o desenvolvimento sustentável do Brasil", explica Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura de Goiás. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o FICA conta com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE).
Para acessar a página do FICA em Paraty, clique aqui.
Programação FICA+EITS
Além dos filmes premiados no Fica, também haverá uma sessão especial da Mostra Fiocruz, que já integra o festival goiano e que vai exibir 10 filmes de unidades da Fiocruz com abordagem em saúde, ambiente e sustentabilidade.
"São temáticas voltadas para a consciência ecológica, para pensar o futuro do planeta e as possibilidades que temos de fazer com que a cultura produzida por meio do audiovisual possa ser disseminada de forma ainda mais ampla em nível nacional e internacional", afirma Guilherme Franco Netto, coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e do projeto Prospecção Fiocruz Cerrados.
Além das produções do Fica e da Fiocruz, a Mostra de Cinema Socioambiental do EITS promove também, no dia 13/09 (sexta), das 10h às 17h, as estreias de três filmes muito especiais produzidos em parceria com povos e comunidades tradicionais localizados no litoral sul do Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo. Todos terão debates com os realizadores e realizadoras após a exibição.
Estreias do Território
Dia 13 - Sexta Feira
10h
Nhemongara'i
Dirigido por Debora Saraiva e Kasia Mich, o documentário de 50 minutos registra as cerimônias que tradicionalmente ocorrem nas aldeias Guarani Mbya na época da semeadura e colheita do milho, em janeiro e julho. Durante o Nhemongara'i, a comunidade e os parentes convidados se reúnem para festejar o milho, planta cosmológica para o povo Guarani e, com a benção das sementes, ocorre também o batismo das crianças, que recebem do pajé seus nomes na língua indígena. Na produção, destaque para a aldeia Araponga (Tekoá Guyraitapu Pygua), localizada em Paraty (RJ), e que é uma das últimas comunidades Guarani no Brasil a realizar o ritual na sua integridade, graças à condução dos anciões Augustinho KaraÍ Tataendy, com 103 anos, e Marciana Para Mirim, com 87 anos, que estarão presentes na exibição.
14h
São Sebastião: Linda por natureza, Destruída pelo Sistema
documentário que retrata a tragédia que marcou São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, em fevereiro de 2023. Produzido pelo Coletivo Pé de Barro e União dos Atingidos, em colaboração com o Fórum de Comunidades Tradicionais e a Fiocruz por meio do OTSS, o filme denuncia as causas e consequências de um desastre amplamente evitável.
O documentário dá voz às vítimas e às comunidades tradicionais, destacando como a beleza natural da região foi arrasada pela ganância e pelo abandono governamental. Ao explorar os impactos sociais e ambientais desse crime, o filme revela a luta das comunidades locais por justiça e pela preservação de suas terras e tradições. Uma história de resistência e denúncia, que expõe as cicatrizes deixadas por um sistema que privilegia o lucro em detrimento da vida.
15h30
Bem Viver
Realizado a partir de uma parceria entre a Universidade de Breda (Holanda), o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o filme é uma celebração à experiência de luta do Fórum de Comunidades Tradicionais para a defesa dos territórios tradicionais localizados no litoral sul do Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo. A produção acompanha o cotidiano de três de suas lideranças comunitárias (uma indígena, uma quilombola e uma caiçara) em busca da defesa e da garantia dos direitos destes povos em meio a um contexto de racismo ambiental, especulação imobiliária, turismo predatório e expansão de grandes empreendimentos.
16h
Às Margens da Independência: narrativas dos filhos e filhas deste solo
Com direção de Gustavo Cerqueira e Barbara Lito, o projeto traz uma série de documentários com biografias afetivas de mestres(as), lideranças e anciãos(ãs) do território de Paraty (RJ), incluindo os mestre(a)s Pardinho, Laura, Dona Benedita, Ivanildes Kerexu, Altamiro e Mirinho.
Dia 11 - Quarta Feira
10h
Juvana de Xakriabá
FICA
30 minutos
10h30
Série “Sangue da Terra” - Apodi: Uma Crônica da Seca
Videosaúde - ICICT e Ocean Filmes
52 minutos
11h25
Bibiru: Kaikuxi Panema
FICA
59 minutos
12h25
Xawara e Saúde
Videosaúde/ICIT
30 minutos
14h
Pyr
FICA
2 minutos
14h05
Ecocídio no Cerrado
Canal Saúde/ VPAPS
54 minutos
15h
Meada Cor Kalunga
FICA
24 minutos
15h24
Vidas Suspensas: Crimes da Mineração em Processo
ENSP/NEEPES
19 minutos
15h45
A Transformação de Canuto
FICA
150 minutos
Dia 12 - Quinta Feira
10h
Caminhos Ciganos
FICA
24 minutos
10h24 Parteiras Indígenas
Canal Saúde – Presidência
24 minutos
10h50
ALINA PERLOWAGORA-SZUMLEWICZ da Polônia às grandes endemias brasileiras
IOC
11 minutos
11h01
Floresta, um Jardim que a Gente Cultiva
FICA
42 minutos
11h43
Insurgência
Fiocruz Pernambuco
6 minutos
11h50
The Water Manifesto
FICA
51 minutos
12h41“Curta Agroecologia” - Costa Livre: Fórum de Comunidades Tradicionais
Canal Saúde
26 minutos
14h
Consumidos
FICA
15 minutos
14h15
Série “Sangue da terra” – Vazanteiros
Videosaúde
52 minutos
15h10
LIttle Baluches
FICA
62 minutos
16h10
Garimpo, natureza e conflitos ambientais no Médio Tapajós
ENSP/NEEPES
32 minutos
16h40
Não Haverá mais História sem Nós
FICA
76 minutos
17h50
Big Bang Henda
FICA
22 minutos